Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva EMTr

Como chegar | Fale conosco |

Voltar para Dicas / Informações Úteis

small logo

ALIMENTACAO NA MENOPAUSA

 

Dicas de alimentação para equilibrar os sintomas da menopausa

Dentre os sintomas comuns na menopausa, estão o nervosismo, depressão, instabilidade emocional, desânimo, que podem fazer com que a mulher busque na alimentação, sobretudo na ingestão de doces e chocolate, uma compensação para esse período difícil. Junta-se a isso o fato de que, com o passar dos anos, é fisiológica uma diminuição no metabolismo basal do indivíduo, ou seja, o gasto de energia diminui. Esse fenômeno, juntamente com a redução na atividade física, pode diminuir as necessidades energéticas na mulher após os 40 anos de idade. Se a ingestão calórica não for reduzida, o excesso será acumulado em forma de gordura.

As oscilações hormonais estão associadas à necessidade de açúcar no sangue, assim como às mudanças de humor. Além disso, o açúcar e o chocolate são antidepressivos naturais, porque aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, aliviando a tensão e causando uma sensação de bem estar. A pesquisadora americana Maryon Stewart (autora do livro "Beat Sugar Cravings") associa o desejo por açúcar e doces a certas deficiências vitamínicas, sugerindo que as mulheres que complementam sua dieta com magnésio, cromo e vitaminas do complexo B conseguem diminuir o desejo por esses alimentos altamente calórico.

O magnésio é encontrado nos cereais de trigo integral, castanhas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes.

O cromo, no óleo de milho, mariscos, cereais de trigo integral, carnes e água potável.

A vitamina B, por sua vez, é encontrada na carne de porco, gema de ovo, fígado, coração, miúdos, presunto, nozes, levedo de cerveja, germe de trigo, peixes.

Alguns outros cuidados devem ser tomados para não comer demais por descontrole emocional. Tentar não pensar nos problemas durante as refeicões; tentar buscar o prazer e a sensação de bem estar durante a refeição, mesmo que ela seja composta apenas de uma fruta; tentar identificar se há realmente a presença da fome, ou se o impulso de comer esta apenas compensando um desejo psicológico; sair para caminhadas durante o dia; ter paciência para comer, afinal, a comida não irá fugir do prato; constituem dicas importantes do controle da compulsão alimentar emocional. O exercício físico regular, além de aumentar o gasto de energia e a utilização da gordura corporal, ajuda também a aliviar a ansiedade.

Com a idade surge também outro problema de saúde: a osteoporose, doença em que os ossos começam a ficar mais fracos e os riscos de fraturas se tornam mais comuns. Nesses casos, o indicado é ingerir boas fontes de cálcio, como leite e derivados, sardinhas, mariscos, ostras, repolho crespo, folhas de nabo, folhas de mostarda e brócolis; além de praticar exercícios físicos, para deixar os ossos mais resistentes.

O álcool e a nicotina devem ser evitados, pois dificultam a renovação das células ósseas. Além disso, é necessário ressaltar que na juventude, o organismo consegue se defender dos radicais livres (substâncias que aceleram o envelhecimento). Mas após o 30 anos de idade, esse sistema de defesa vai se enfraquecendo. Torna-se então necessário inserir no cardápio alimentos que ajudem a neutralizar os radicais livres, como por exemplo os ricos em Vitamina C (frutas cítricas, tomate, pimentão), betacaroteno (folhas verde-escuras, cenoura, abóbora, tomate, mamão, melancia), Vitamina E (óleos vegetais, frutas oleaginosas), zinco (carne, ostras, leite, cereais integrais), selênio (peixes, frutos do mar, cereais integrais) e manganês (frutas oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoas).

Como se vê, a menopausa surge exatamente em uma época em que a mulher está suscetível a outras complicações. Uma alimentação balanceada é muito importante para evitar transtornos. A dieta deve ser bem fracionada, o que evita o ato de ficar "beliscando" entre as refeições, favorece o funcionamento intestinal e a absorção dos nutrientes; deve-se evitar alimentos gordurosos, doces, açúcar simples, frituras, optando por opções mais saudáveis e menos calóricas, como cereais integrais, leite e iogurte desnatados, queijos magros, verduras, legumes, frutas frescas, leguminosas, carnes magras. É importante variar sempre os alimentos nas refeições, para evitar a monotonia e garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários.

Algumas plantas e alimentos demonstram sua ação benéfica para a saúde da mulher, especialmente durante a menopausa, contribuindo para melhorar as ondas de calor, irregularidade menstrual, sensação de ressecamento da vagina e da pele, além de serem úteis para melhorar a memória, reduzir os níveis de colesterol e prevenir a osteoporose. Os fitohormônios são substâncias presentes em algumas plantas que equilibram a função glandular. Aparentemente, essas plantas exercem um duplo efeito no organismo, ora estimulando o hormônio ora inibindo a sua ação. O consumo de alimentos ricos em fitohormônios para as mulheres deve ser estimulado. As vantagens para a saúde são inúmeras, basta observarmos a qualidade de vida e saúde das mulheres asiáticas. No Japão, onde a soja e seus derivados são a base da alimentação, as japonesas apresentam muito menos sintomas relacionados à menstruação, menopausa, miomas, TPM e menor incidência de câncer de mama do que as mulheres americanas, por exemplo.

Os fitoestrogênios, principal objeto de estudo na reposição hormonal natural, são encontrados em quantidades significativas na soja, alguns grãos secos e cereais, brotos de feijão, alfafa. Os mais estudados pelos seus benefícios durante a menopausa são as isoflavonas (genisteína e daidzeína, extraídas da soja) e os lignanos (encontrados em grande quantidade nas nozes e sementes de linhaça). Além da ação hormonal, têm ação antioxidante, anti-hipertensiva e anti-inflamatória. os vários neurotransmissores, a serotonina exerce grande influência no estado de humor. Ela é também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.

Veja também Benefícios do azeite - DICAS DE ALIMENTACAO

Veja também DICAS DE ALIMENTACAO

Sobre nós | Mapa da Clínica |Entre em Contato |